trajetorias-e-tendencias-para-o-ensino-de-historia

TRAJETÓRIAS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular, seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre o contexto das escolas. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos, o protagonismo e a cooperação, e a implementação de currículos do ensino fundamental nos anos finais na disciplina de História.

Ao final, espera-se que o cursista:

• Conheça a BNCC e suas premissas pedagógicas para o ensino de História.
• Contribua para que desenvolvam uma perspectiva histórica acerca da escola atual.
• Entenda a escola como um espaço multicultural que manifesta uma complexidade de relações que interferem diretamente na aprendizagem dos estudantes.

Episódio 1 Nossos documentos orientadores 18 minutos
Episódio 2 Fundamentos pedagógicos da BNCC no ensino de História 21 minutos
Episódio 3 Escola no contexto atual 17 minutos
Episódio 4 A Relação entre a História e a Antropologia 21 minutos
Episódio 5 Um diálogo entre a Antropologia e a Educação 13 minutos
Episódio 6 A Escola como um espaço de cruzamento de culturas 15 minutos